quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Por meio da escrita é possível opinar, interagir, manifestar ideias, reivindicar direitos

Como parte de sua proposta pedagógica, o Colégio Arbos está oferecendo a partir deste ano a Oficina de Jornalismo para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e para todas as séries do Ensino Médio. A boa capacidade de redação torna-se, cada vez mais, uma condição fundamental para apoiar a realização pessoal e o sucesso profissional em qualquer ramo de atividade. Por meio da escrita é possível opinar, interagir, manifestar ideias, reivindicar direitos. É pela palavra que o indivíduo se situa no mundo, expressa a leitura que faz dele, argumenta, discorda, enfim, atua com liberdade.

Não é só no vestibular que a Redação assume papel importante para o estudante. Num mundo em que a comunicação é fundamental, saber escrever bem a própria língua é um requisito indispensável para o sucesso profissional.

As habilidades necessárias para apresentar um bom texto são, de fato, diversas. Capacidade de argumentação, uso da norma culta da língua portuguesa e adequação à estrutura exigida são apenas algumas delas. Ao oferecer a Oficina de Jornalismo, o Colégio Arbos amplia a análise desses aspectos e de outros mais amplos do processo de comunicação. A grande novidade é que a Oficina envolve uma atividade prática em torno da produção das três publicações de cada unidade do grupo desenvolvida pelos próprios alunos: o Folheteen (São Bernardo do Campo), o Voz Ativa (São Caetano do Sul) e o Farol em Jornal (Santo André).

Além dos aspectos que envolvem a experiência prática da elaboração de um jornal (análise do perfil da publicação e público-alvo, planejamento de pauta, reportagem, redação, edição, diagramação, fotojornalismo, ilustração, produção gráfica e avaliação de leitura), a Oficina de Jornalismo vai destacar o desenvolvimento de aspectos relevantes para a produção de um texto, como originalidade, criatividade e capacidade de anáilise e reflexão sobre temas da atualidade nos principais veículos de imprensa.

Os participantes poderão vivenciar a realidade de uma redação e desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo. As responsabilidades compartilhadas serão caracterizadas pela atuação em editorias. O grupo vai definir os responsáveis que vão responder pela coordenação da produção e interação entre todas as áreas (reportagem, foto, ilustração, diagramação, revisão e edição). Atuação integrada com os professores de Redação das várias séries permitirá que a participação faça parte da avaliação complementar dos alunos.

A Oficina de Jornalismo não é dirigida apenas a quem pretende trabalhar na área de comunicação no futuro, mas a todos aqueles que concordam que a escrita é um recurso indispensável à cidadania e um meio para a inclusão profissional, social e digital.
Os alunos interessados devem procurar a coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário